quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Paulo Ribeiro presta novo depoimento sobre o caso Verdurama

O cunhado do governador Geraldo Alckmin, o empresário Paulo Ribeiro, foi ouvido pelo Ministério Público nessa terça-feira (8), em Pindamonhangaba. Ele é acusado de participar de uma suposta fraude no contrato da merenda para a rede pública. 

Segundo a Promotoria, Paulo Ribeiro intermediou os acordos entre a prefeitura e a empresa Verdurama. Além disso, teria indicado parte dos servidores que atuavam no esquema. 

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Paulo Ribeiro saiu pela lateral do Fórum e evitou falar com a imprensa
Foram três horas de depoimento. Paulo Ribeiro deixou o fórum de Pindamonhangaba pela lateral do prédio e não quis falar com a nossa equipe. 

O empresário foi ouvido pela Promotoria no inquérito que investiga um grande esquema, que teria sido montado na capital para fraudar concorrências públicas em todo o país. 

Segundo o Ministério Público, o esquema partia do grupo "SP Alimentação", que tem sede em São Paulo. Ele comanda outras cinco empresas na área de fornecimento de merendas, entre elas, a Terra Azul e a Verdurama. 

Em 2005, a Terra Azul, a Verdurama e mais três empresas coligadas ao grupo participaram da licitação aberta pela Prefeitura de Pindamonhangaba. Para a Promotoria, elas haviam combinado previamente os preços, o que caracteriza formação de cartel. 

Investigações 
De acordo com as investigações, o contato entre a Verdurama, que venceu a licitação, e a Prefeitura de Pinda, foi feito por Paulo Ribeiro, cunhado do governador Geraldo Alckmin. Em troca, o empresário recebeu uma comissão de 10% do valor do contrato, o que daria quase R$ 45 mil. Já os governantes, teriam campanhas eleitorais financiadas pelo grupo. 

O prefeito de Pinda admite que Paulo teria participado de sua campanha, mas nega qualquer irregularidade. “Se algum dinheiro saiu de algum lugar, na minha campanha não chegou. Minha conta de campanha foi aprovada”, afirma o prefeito, João Ribeiro 

Uma outra ação de Paulo Ribeiro teria sido a indicação de Silvio Serrano para a Secretaria de Finanças. Silvio ficou seis anos no cargo, mas foi exonerado em outubro de 2010, após as primeiras denúncias de fraude no contrato. 

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
O ex-secretário de Finanças, Silvio Serrano
O ex-secretário também nega participação no esquema, mas confirma a atuação do empresário junto à prefeitura. “Ele [Paulo] era uma pessoa ligada inicialmente ao ‘staff’ do governo. Um pouco depois ele se afastou a pedido do próprio prefeito”, aponta o ex-secretário de finanças, Silvio Serrano. 

Defesa 
Tanto Paulo Ribeiro quanto Silvio Serrano são apontados pelo Ministério Público como peças fundamentais para a fraude no contrato da merenda, em Pindamonhangaba e o inquérito corre sob sigilo. Na saída do depoimento, nem a defesa de Paulo Ribeiro quis comentar o andamento do processo. 

“Eu não posso comentar dados sobre o conteúdo concreto do documento porque o inquérito está em segredo de justiça. O que eu posso dizer é que hoje (terça) foi o terceiro depoimento que o Paulo presta e basicamente o objetivo era esclarecer algumas dúvidas da Promotoria sobre alguns dos documentos que foram apreendidos na casa dele”, informou o advogado de Paulo, Gustavo Badaró. 

Nós entramos em contato com as três empresas citadas na reportagem: a SP Alimentação, a Terra Azul e a Verdurama Todas elas alegaram não fazer parte de um mesmo grupo. Informaram, inclusive, que são concorrentes e negaram a prática de cartel.

Fonte: VNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário