sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Geraldo Alckmin diz que caso Verdurama deve ser apurado

O que era só para matar a fome, hoje tira o sono de muita gente. A licitação para escolher a empresa responsável pela alimentação diária de 30 mil alunos de Pindamonhangaba começou a ser investigada na Capital e, desde o ano passado, é alvo do Ministério Público da Cidade. 

A Verdurama começou a fornecer merenda para a rede de ensino de Pinda em 2006. O contrato com a empresa venceria em fevereiro desse ano, mas após o surgimento das denúncias, no fim do ano passado, a prefeitura decidiu romper o contrato e assumir ela mesma o fornecimento da merenda. 

Além disso, em outubro de 2010, o secretário de Finanças e o diretor de licitações do município, ambos acusados de fazerem parte do esquema, foram exonerados do cargo. 

Um dos indícios de irregularidade, segundo o Ministério Público, é uma planilha, encontrada no computador do sócio de uma empresa de alimentação ligada à Verdurama. Segundo a promotoria, essa é uma relação de prefeituras que receberiam propina para manter a Verdurama como fornecedora do serviço. De acordo com as investigações, uma pessoa de Pindamonhangaba ganhava quase R$ 45 mil por mês da empresa. Para o Ministério Público, essa pessoa seria um dos cunhados do governador Geraldo Alckmin, Paulo Ribeiro, que mora em Pinda. 

Nossa equipe foi até a casa de Paulo, mas a funcionária que atendeu não quis informar onde ele estava. 

Se for somado o período do contrato da Verdurama, Paulo Ribeiro teria recebido pelo menos R$ 2,6 mi em propina. 

Em entrevista na capital, o governador Geraldo Alckmin defendeu a investigação do caso. "Como qualquer pessoa, ele [Paulo] precisa ser investigado e depois esclarecido. Se houver alguma responsabilidade deve haver punição", afirmou. 

Uma comissão interna de sindicância da prefeitura também investiga o esquema. "Ela [comissão] ainda está em andamento e foram ouvidas algumas pessoas. Eu acho que é uma questão que tem gravidade séria e precisa ser apurada com seriedade, com tempo e cuidado que o caso exige", destacou o prefeito de Pindamonhangaba, João Ribeiro. 

Em nota, a Verdurama nega qualquer irregularidade no contrato com a prefeitura de Pindamonhangaba. Considera infundadas as denúncias e ressalta que participou de concorrência publica e exerceu o contrato exigido em edital. A empresa afirmou ainda não ter nenhum tipo de relação com o cunhado de Geraldo Alckmin, Paulo Ribeiro.


Fonte: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=88183&id2=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário