quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nossa saúde está doente!

No começo da semana, esse que vos fala (ou melhor, escreve), necessitou ir até o Pronto Socorro de nossa cidade.

Há dias que eu me queixava de dores nas regiões laterais da barriga, no qual eu deduzia ser cólica renal. Pois bem, cheguei o PS às 16:55, e depois de quase 1 hora eu fui chamado. Fui atendido por um médico chamado Éder dos Santos, que perguntou o que eu tinha, e eu fui relatando. Perguntou também o que eu tenho tomado de remédio, e começou a prescrever.

Não me examinou, nem ao menos olhou na minha cara. Pediu exames de sangue e urina, e uma medicação em soro, sem ter feito ao menos uma examinação superficial em mim. Ele prescreveu conforme eu falei...



Isso sem citar que o referido médico trabalhava sem um jaleco, sem uma educação miníma e sem um minímo de afetuosidade com os pacientes. Pois em outros momentos, percebi o jeito dele ao tratar as pessoas, em sua grande maioria, pessoas humildes e de muita simplicidade.

Fui receber medicação, e havia apenas UMA enfermeira pra cuidar de mais de 10 pacientes. Uma pessoa que se esforçava em atender a todos o mais rápido possivel. E era nítido a necessidade de pelo menos mais uma pessoa a ajudando com as medicações. Depois de uns 20 minutos sentado na sala de medicação, recebi minha medicação por soro.

Após o soro, tive que recolher exame de sangue e urina, e fazer um 'raio X'. Desorganização total, não havia ali alguem coordenando as filas de espera, e os próprios pacientes se organizavam entre si. Eu mesmo ajudei uma senhora, que estava em uma cadeira de rodas a ir até o banheiro.

Feita a medicação e o recolhimento dos exames, restava esperar o resultado. Porém o tempo para ficar pronto era de 3 a 4 horas. Pedi pra sair por um momento, para me alimentar, pois já era por volta de 20:00 e eu fui no PS direto do serviço.

Com os exames na mão, fui retornar com o médico. Mas não havia médico no momento, então, mais tempo de espera. E ai começou a acumular o número de pessoas esperando retorno médico, e então foram 'caçar' o médico, que apareceu e começou a atender.

Finalmente, chegou a minha vez de ser atendido. Me perguntou o que eu tinha e eu relatei, e sempre dizendo "eu acho", pois lógicamente, eu não tenho conhecimento especifico da área pra me diagnosticar. O médico leu o exame, e disse "é... pode ser mesmo cólica renal", e ai me indicou um remédio para dores e falou pra eu beber muita água. Além de ser mais um médico que nem levantou a cabeça pra falar comigo, e nem ao menos fez algum exame superficial em mim. O que me restou foi ir embora às 22h, sem saber ao certo o que eu tinha, mas pela minha dedução e sintomas, eu acho que é cólica renal mesmo!

-----------------------

Se você tem algum relato sobre atendimento no Pronto Socorro, Santa Casa ou Posto de Saúde nos mande email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário